Coleção Ciclo das Rochas
Descrição Geral
Coleção Ciclo das Rochas
Rochas Ígneas: 1. Granito, 2. Basalto, 3. Diabásio.
Rochas Sedimentares: 4. Arenito, 5. Calcário, 6. Ritmito.
Rochas metamórficas: 7. Quartzito, 8. Mármore, 9. Gnaisse.
Medidas:
- Comprimento: 26,5 cm
- Largura: 20,5 cm
- Altura: 5,5 cm
- Peso: 1,650 Kg
Rochas Ígneas
1. Granito:
Rocha plutônica mais abundante na crosta dos continentes. Nesta amostra estão presentes feldspatos (rosa, cinza), quartzo (incolor), biotita e anfibólios (escuros).
2. Basalto:
Rocha vulcânica mais abundante da terra. O fundo dos oceanos são constituídos por basaltos. As cavidades da amostra foram formadas pelas bolhas de gases dissolvidos no magma.
3. Diabásio:
Rocha subvulcânica solidificada nos condutos brita pelos quais fluíram os magmas que formaram os basaltos.
Rochas Sedimentares
4. Arenito:
Rochas clástica formada em dunas de ambiente brita, calçamento desértico. Sua presença indica a existência de clima árido no passado
5. Calcário:
Rocha formada por camadas claras de carbonatos intercaladas com delgadas camadas escuras ricas em argila e matéria orgânica. Esta rocha efervescente ao reagir com ácido clorídrico.
6. Ritmito:
Rocha clástica formada em lagos próximos a geleiras. O termo ritmito refere-se à alternância rítmica de camadas argilosas (escuras), e, siltosas (claras), alternância esta que indica estações do ano.
Rochas metamórficas
7. Quartzito:
Rocha formada pelo metamorfismo de arenitos. Sua grande resistência ao intemperismo faz com que estas rochas formem elevações no relevo.
8. Mármore:
Rocha formada pelo metamorfismo de calcários. Os cristais de carbono se recristalizam e aumentam de tamanho. Esta rocha efervesce ao reagir com ácido clorídrico.
9. Gnaisse:
Rocha formada pela intensa deformação e recristalização de um granito pela ação de forças tectônicas em zonas de falha.