Pular Navegação (s)

Radioatividade nas Águas

carregando preços
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Descrição Geral

Radioatividade nas águas

Importante para o estudo da qualidade das águas, considerando que a radioatividade é um parâmetro que não pode ser descartado quando se busca uma apropriada gestão dos recursos hídricos, esta obra aborda a evolução hidroquímica regional no Aquífero Guarani (Aquífero Gigante do Mercosul), uma das maiores reservas mundiais de água subterrânea compartilhada.

Apresenta as potencialidades e limitações do uso hidrogeoquímico dos isótopos de urânio nas águas subterrâneas da Bacia Sedimentar do Paraná e do Maciço Alcalino de Poços de Caldas. O Aquífero foi pesquisado especificamente quanto ao comportamento geoquímico do urânio e de alguns de seus descendentes, na natureza e sob condições controladas de laboratório. Os resultados podem subsidiar um melhor conhecimento dos mecanismos de transporte de urânio, importante constituinte do resíduo de transurânicos. Aborda também os mecanismos de enriquecimento de 234U em águas subterrâneas de Aquífero Cárstico, a dissolução de urânio em granitos e solos e mecanismos de transferência de 222Rn para as águas.

Daniel Marcos Bonotto é físico, especializado em abordagens hidrogeoquímicas envolvendo os radioelementos naturais. É doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado pela Universidade de Bath, Inglaterra, e livre-docente pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas ? IGCE da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro ? SP, onde leciona Geoquímica e outras disciplinas para graduandos em Geologia e pós-graduando em Geociências.

Medidas do livro:

Comprimento Largura Peso
21 cm 14 cm 0,315 kg

 

Autor: Daniel Marcos Bonotto

Páginas: 256

Publicação: 2004

Encadernação: Brochura

Edição: 1

Pagamento

Comentários

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Marca: Editora UNESP Referência: 85-7139-538-1