Peixe da chapada do Araripe
A chapada do Araripe é um dos 10 sítios paleontológicos mais importantes do mundo, não apenas pela grande variedade de espécies fósseis de peixes, pterossauros, dinossauros e plantas ali encontrados, mas também pela preservação extraordinária que apresentam. Já foram encontrados restos de tecidos musculares, ovos e até vasos sanguíneos petrificados nos fósseis desta região.
Os Rhacolepis alcançavam até 25cm de comprimento. Seus fósseis são encontrados aos milhares e constituem um forte indício da ocorrência periódica de mortandades em massa, que aconteceriam devido à ruptura da estratificação da massa d'agua, causando bruscas variações de salinidade e oxigenação, acarretando um fenômeno semelhante ao observado atualmente, por exemplo, na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ).
O outra característica extraordinária da preservação destes fósseis, é estar nesta réplica: o peixe foi preservado com a forma muito próxima da original, e não comprimida, como é comum em peixes fósseis de outras formações.
- Peso: 315 g.
- Filo: Chordata
- Classe: Osterchthyes
- Ordem: Elopomorpha
- Idade: Príodo Cratáceo, 110 milhões de anos
- Procedência: Chapada do Araripe, Ceará - Brasil
Réplica em resina.