Pular Navegação (s)

Pegadas de Brasilichnium Elusivum

carregando preços
Simulador de Frete
- Calcular frete

Descrição Geral

Pegadas de Brasilichnum Elusivum

Brasilichnium é o nome dado pelos cientistas às pegadas fossilizadas do mamífero mais antigo de que se tem conhecimento que tenha vivido no Brasil.

O nome é dado às marcas, uma vez que sobre os pequenos quadrúpedes autores não se sabe quase nada, a não ser que habitavam o paleodeserto Botucatu, imensa área coberta por dunas de mais de 1 milhão de quilômetros quadrados que cobria o Centro-Sul do Brasil entre 150 e 140 milhões de anos atrás, na transição do período Jurássico ao Cretáceo.

Devido ao quadrupedismo, ao pequeno espaçamento e alto ângulo entre as pegadas, é provável que o animal que produziu este icnofóssil tenha sido um mamífero. Seu comprimento é estimado em 12 cm, sendo um animal próximo ao tamanho de um ratão. Dentre os oito tipos de pistas atribuídas a este mamífero, esta aqui representada, mostra algumas marcas das mãos à frente das marcas dos pés (ver imagem no verso).

Marcas dos dedos são vistas na maioria das marcas produzidas pelos pés, indicando o sentido de deslocamento do animal. Todas essas atividades ficaram impressas nos arenitos da Formação Botucatu, da Bacia do Paraná, devido às características adquiridas pela areia antes da sua litificação (transformação em rocha).

Peso: 690 g.

Filo: Chodata

Idade: Cretácio inferior 

Procedência: Araraquara, Réplica em Resina.

Pagamento

Comentários

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Marca: Legep Disponibilidade: 20 dias úteis Referência: 960270020