Pular Navegação (s)

Dente de Allosaurus

carregando preços
Simulador de Frete
- Calcular frete

Descrição Geral

Dente de Allosaurus fragilis

Allosaurus fragilis viveu no final do Período Jurássico da Era Mesozóica, entre 154 e 144 milhões de anos atrás, quase 80 milhões de anos depois do aparecimento do primeiro dinossauro no Período Tiássico. Seus ossos foram encontrados nos Estados Unidos e em Portugal. A fragilis antecedeu em quase 80 m.a. O famoso Tyrannosaurus rex, extinto no final do Período Cretáceo.

O tempo que separou estas duas espécies foi maior do que os 65 milhões de anos que separam o último T. rex do homem moderno.

A história dos dinossauros foi, portanto, muito longa, com mais de 165 milhões de anos. A. Fragilis foi o maior predador de sua época, um carnívoro esguio e veloz. Seus braços eram fortes e suas mãos possuíam três dedos com garras de até 15 cm de comprimento. Sua boca enorme era equipada com até 70 dentes que alcançavam 20 cm de comprimento. Cada dente apresentava duas bordas serrilhadas para cortar profundamente suas presas. Pelo tamanho de seu cérebro, A. fragilis, assim como outros carnossauros, era um dinossauro inteligente.

É provável que vários A.fragilis reuniam-se para caçar dinossauros herbívoros muito maiores que ele. Por exemplo, o saurópode Camarosaurus, uma de suas presas, possuía mais de 20 metros de comprimento. Comparado ao Tyrannosaurus rex, que alcançava seis metros de altura e seis toneladas, A. fragilis era apenas um pouco menor (até cinco metros de altura), mas bem mais esbelto, pois seu peso não chegava a duas toneladas. Daí o nome da espécie, fragilis. É possível que A.fragilis fosse um ágil caçador capaz de correr atrás de suas presas.

 

Pagamento

Comentários

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
Marca: Oficina de Réplicas USP Disponibilidade: 20 dias úteis Referência: 960270008