Archaeopteryx Lithographica
Archaeopteryx viveu no Período Jurássico há aproximadamente 145 milhões de anos. Possivelmente, este dinossauro apresentava grande distribuição geográfica no continente europeu durante aquele periodo, mas seus restos esqueléticos são encontrados, desde meados do século passado, apenas nos afloramentos de uma rocha calcária na Alemanha, próximo as Cidades de Solnhofen, Eichstatt e Jachenhausen.
Somente oito espécimes foram encontrados. Destes, seis apresentaram grande quantidade de ossos preservados, os outros dois são restos de uma pena,e restos de membros posteriores. Seis exemplares são atribuídos à espécie Archaeopteryx Lithographyca e uma a A. bavarica, ambas muito semelhantes. Cada exemplar recebeu um nome de acordo com a cidade noqual estão depositados. Esta réplica é do exemplar chamado Eichtatt, encontrado em 1951 e depositado na cidade homônima.
Uma característica extraordinária desta rocha, conhecida mundialmente como Calcário Solnhofen, é a capacidade de moldagem de estruturas delicadas devido a sua granulometria muito fina. Por isso, restos de Archaeopteryx foram encontrados muito bem preservados, incluindo o molde de suas penas, normalmente de difícil preservação.
Peso: 780 g
Filo: Chordata
Idade: Jurrásico
Classe: Sauropsida
Procedência: Alemanha.
Réplica em resina.