Enxofre Bruto
Peso médio: 15g
Um pouco de geologia
O enxofre é um mineral nativo, ou seja, é composto unicamente de um elemento químico. Possui arranjo ortorrômbico, e mais de 50 formas diferentes, sendo a mais comum a de bloco piramidal, assim como tabular, possuindo brilho resinoso, coloração amarela sulfurosa, com dureza variando entre 1,5 e 2,5 na escala de Mohs.
Comumente associado a formações vulcânicas, o enxofre exalado sublima e solidifica nas paredes internas e nas bordas dos respiros vulcânicos, gerando coberturas pulverulentas características.
Seu nome deriva de sua origem latina sulphur.
O enxofre é encontrado juntamente a atividade vulcânica, geralmente associado ao cinábrio e ao realgar. Também encontrado depositado em veios como produto de alteração de sulfetos. Pode ter origem biogênica em ambientes redutores.
Para os esotéricos
Tem função mística de eliminação. É extremamente benéfico para a parte inferior do aparelho digestivo, auxiliando muito na filtragem e eliminação.
Nas civilizações antigas, era comum queimar enxofre para expulsar maus espíritos e proteger as residências.
Também pode ser usado para aliviar sensações de queimadura e problemas de pele, além de ajudar a dissipar a raiva, a depressão, e controlar a irritabilidade e o egoísmo, colaborando para o aumento da força de vontade e o poder de argumentação.